Cachoeira da “chama eterna”: Como pode essa formação curiosa existir?

folder_openGeral

Chama misteriosa

Quem visita o parque Chestnut Ridge, nos arredores de Buffalo, nos EUA, pode vislumbrar uma formação natural bastante incomum: uma queda-d’água com uma “misteriosa” chama de fogo por trás. Na verdade, existe uma explicação racional para isso. Porém, durante muitos anos o lugar foi alvo de especulações pra lá de mirabolantes. Muitas delas, relacionadas a elfos ou gnomos.

Tudo começou no período Devoniano, há cerca de 400 milhões de anos: com a morte de plantas e animais, seus resíduos orgânicos foram se acumulando sob camadas de areia, limo e outros sedimentos. Com o passar das eras, a pressão geológica fez esse material decomposto virar gás metano.

Com o tempo, esse gás conseguiu abrir uma brecha no solo e escapar por detrás da cachoeira, que tem 27 metros de altura e recebeu o nome de Eternal Flame Falls (ou Queda da Chama Eterna, em tradução livre). Como o metano é altamente inflamável, basta uma faísca para fazer com que a chama seja acesa.

Assim, você pode imaginar que ela realmente não é “eterna”. De fato, de tempos em tempos ela se apaga, mas sempre tem alguém para reacender o fogo. A chama pode atingir até 20 cm de altura e durante muitos anos foi alvo de lendas.

null

Vamos conhecer o mundo juntos?
São muitos destinos! Tudo pra você!

clique aqui

#ultib3-14135198235ab9475cf1d47 {
min-height:50px;
}
#ultib3-14135198235ab9475cf1d47 img.ultb3-img {
height: px;
}
#ultib3-14135198235ab9475cf1d47 .ultb3-btn {
border:2px solid #1d9db7;border-radius:50px;color:#ffffff;
}
#ultib3-14135198235ab9475cf1d47 .ultb3-btn:hover {
background:#1d9db7;color:#ffffff;
}

Visitas

Chama

Com sua “redescoberta”, nos anos 2010, o lugar passou a ser uma atração turística muito visitada, o que causou problemas ambientais, principalmente relacionados ao lixo. E apesar de o turismo ter aumentado, as autoridades pedem que os visitantes tomem cuidado, já que o terreno do parque é bastante acidentado e escorregadio.

Seu mecanismo de funcionamento é semelhante ao da Porta do Inferno, localizada no Turcomenistão, em que o colapso de uma caverna repleta de gás natural foi incendiada em 1971 e, desde então, nunca mais parou de queimar.

Muito bacana, não é mesmo? O mundo é recheado de supresas legais, especialmente relacionadas à natureza. Gostou da matéria? Compartilhe com seus amigos e familiares!

Agradecemos o acesso ao nosso Blog e desejamos um excelente sábado à todos!

Bom final de semana e, claro, boa viagem 🙂

Fonte: Mega Curioso

O post Cachoeira da “chama eterna”: Como pode essa formação curiosa existir? apareceu primeiro em Blog do sr. SIAPE.

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Publicações Relacionadas

Geral

Seis motivos para visitar o Jalapão

question_answer0
Um paraíso chamado Jalapão Região do parque estadual do Tocantins, o Jalapão concentra uma diversidade de cenários, com rios, cachoeiras,…

Deixe seu Comentário

Menu
[elfsight_whatsapp_chat id=1]
whatsapp icone